top of page

O Layton é f...!

  • Foto do escritor: Leo Caetano
    Leo Caetano
  • 3 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 7 de ago. de 2020


Imagem de Layton na série Expresso do Amanhã, fonte: Observatório de Séries, UOL. (Clique na imagem)


  Acordar nas segundas-feiras, durante esta pandemia, foi motivo de alegria, pelo menos da minha parte, durante nove semanas. O motivo era que nesse dia sempre lançava um novo episódio da série Expresso do Amanhã (ou Snowpiercer para os pedantes bilíngues kkk).

  A série de ficção científica, baseada em um filme do mesmo nome, inicia com a formação de uma nova era glacial provocada pela degradação do meio ambiente, guerras e outras "humanices". Daí, um belo cidadão chamado Sr. Wilford, prevendo todas essas cagadas, projetou e construiu um trem de 1001 vagões, adaptado ao frio e que andaria sem parar pelo planeta congelado. Por mais que o trem fosse inacreditavelmente grande, obviamente, não caberia toda a humanidade dentro dele.

  Os ricos embarcariam e os pobres congelariam no frio (sendo que a culpa da Terra ter se transformado em um planeta totalmente congelado era dos ricos, mas enfim...). Muitos pobres, desesperados, invadiram o trem na base da porrada, formando assim, divisões de classes. A primeira classe, a segunda, a terceira e os chamados fundistas, que são aqueles que vivem nas condições mais precárias.

  E é aí que entra nosso querido Andre Layton, ou apenas Layton. Ele é uma espécie de líder dos fundistas, um sujeito, acima de tudo, indignado com a situação dos seus colegas e com forte pensamento revolucionário.

  Um detalhe muito importante: o Layton é um personagem negro, no entanto, ele foge do estereótipo do negro musculoso, super forte e tem a truculência, como seu principal triunfo. Escapa mais ainda de ser o alívio cômico da série, como é muito comum o negro sendo representado.

  O "Laytão da massa" é estrategista, focado e crente que o seu plano de revolução dará certo e que acabará com os privilégios, principalmente os da primeira classe.

  Durante a série, ele travará um empolgante batalha com a Melanie (que também é uma personagem fantástica e que ganhará uma resenha em breve) e tomará decisões que, no ponto de vista moral, são questionáveis, já que ele está longe de ser perfeito, o que torna ainda mais interessante acompanhá-lo.

  Daria para ser amigo do Layton? Se você não for um burguês safado, sim! 


Plataforma: Netflix

Série: Expresso do Amanhã / Snowpiercer

Ano: 2020

Temporadas: 1

Número de episódios: 10

Ator que interpreta o Layton: Daveed Diggs

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Liberdade pra dentro da cabeça. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page