top of page

20 de novembro - Afeto, amor, união e reflexões.

  • Foto do escritor: Jaíne Sangon
    Jaíne Sangon
  • 20 de nov. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 10 de jan. de 2021

Hoje, no dia da consciência negra, que na verdade deveríamos ter e exercer todos os dias, trago algumas reflexões específicas e recheadas de poesia.

Fonte: Ilustração e poema de Jaíne Sangon

"Companheira me ajude que eu não posso andar só, eu sozinha ando bem, mas com você ando melhor" é uma cantiga muito ouvida nos movimentos feministas. Ela representa a necessidade da união entre aquelas que almejam o mesmo objetivo, e para nós, mulheres negras, é sobreviver e viver bem, usufruindo de todos os direitos que nos são negados.

O ponto específico que desejo trazer aqui é o do afeto, afinal, a luta fica menos árdua quando estamos juntas e quando compartilhamos afetuosidade. Diga para uma mulher preta o quanto ela é querida, inteligente, profissional, divertida, inesquecível, insubstituível, maravilhosa, potente, impactante, amorosa, competente e linda. Compre de uma mulher negra, valorize, compartilhe o trabalho dela, ajude quando e no que puder, estenda a mão, ouça, converse, dê sugestões construtivas, seja gentil, financie, dê visibilidade, cuide, sorria...

Nós não precisamos competir entre nós. Eu desejo que tentemos exercer a sororidade e seguir o lema: Uma sobe e puxa a outra e, de preferência, sempre com afeto.


Fonte: Desenho e poema de Jaíne Sangon

Ame.

Infelizmente temos que ser guerreiras, lutar, resistir e brigar para ocupar espaços melhores do que aqueles em que estamos sujeitas. Se o sistema ao qual estamos inseridas fosse justo e equidário, não precisaríamos fazer três vezes mais (por sermos mulheres, negras e pobres) do que os outros indivíduos. Mas, apesar da luta, não nos privemos do amor.

Amar deixa a vida mais leve. Ame um preto. Ame uma preta. Valorize a cor e os traços da negritude. Já falou para uma preta hoje o quanto ela é maravilhosa? Cuidar da autoestima, valorizar a estética negra e dizer um "Eu te amo" é importante também. É uma arma poderosíssima contra os efeitos do racismo.

Muitas meninas negras foram e ainda são rejeitadas, inferiorizadas e humilhadas por serem negras. Ou então são hipersexualizadas, o que também não deveria acontecer. Nós, negras e negros, ainda hoje, sofremos os resultados da escravidão e de uma sociedade escravocrata, e sentimos muita dor com isso, seja por estarmos na miséria, na pobreza, sujeitos à violência ou privados de determinados tipos de lazer que somente os privilegiados (brancos e ricos) possuem. Por isso, ame uma preta. E não basta dizer que ama, tem que agir com amor.

E quando eu digo para amar, eu tô falando de se amar também. Como dizem por aí, fale contigo como se estivesse falando com alguém que você ama. Ame uma mulher, ame um homem, ame um não-binário, ame uma amiga, ame uma mãe, ame uma avó. Se ame, você merece ser amada.

Aproveito que hoje, além de ser o dia da consciência negra, começa no Brasil a campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, e ressalto que a mulher negra é a que, segundo dados oficiais, mais sofre com essa violência. Por isso, desejo que essa publicação, além de incentivar o amor e afeto entre nós, pretas, sirva para que ao menos um homem olhe com carinho, com igualdade, com respeito e com humanidade para uma mulher, principalmente se ela for negra.

Meninas e mulheres héteros, um conselho: Ouçam as suas amigas que te amam quando elas dizem que seu parceiro apresenta atitudes que te violentam, sejam violências psicológicas, físicas, morais, verbais ou financeiras (Talvez você esteja vivendo a violência, mas não tenha total noção dela). Deixarei no fim da publicação o PDF de uma cartilha do MP de São Paulo para que você identifique se o seu relacionamento é abusivo ou não.

No mais, se ame, cuide de você, se valorize e se apoie.

E para finalizar, sabendo que vivemos em uma sociedade que o padrão de beleza é branco, que os casais dos filmes românticos são brancos, que os príncipes e princesas são brancos e brancas, é com muito orgulho que eu digo que amo e sou amada por um preto, e desejo o mesmo para vocês.


SUGESTÃO: Visite, siga e compartilhe o instagram @meuenesimorabisco,da @milereiis, ela é santamarense e publica imagens, vídeos e textos intensamente apaixonantes e deliciosos sobre o amor preto.


"E se quiser um amor compartilhado,

olhe para aquela pretinha

ou para aquele pretinho do seu lado."

- Jaíne Sangon


"Pretos e pretas estão se amando"

- Rincon Sapiência


"Poema leo

Todo um universo

E nós

A sós

Encontrados nos laços

Amados.

Resistentes

Por pouco fomos quase

Por tudo: somos."

- Jaíne Sangon


"Dara escutou Danda, com ela dialogou

Dara deu as mãos a Danda e a viu chorar

Dara sorriu para Danda e a ajudou a levantar

Dara inspirou Danda, com ela saiu e dançou

E conheceram Dandara que estava sempre lá

..."

- Jaíne Sangon


"Leoa linda Juba de Leão Garra de felina Como dizer não

Ela é bonita de se admirar De ver-la passar Fico até sem ar Ó meu Deus Ó minha Deusa Ó meu pai Oxalá"

- Jairo Pereira


Cartilha Namoro Legal (para identificar relacionamentos abusivos)

(Se o alinhamento ou espaçamento não estiverem justificados, é devido a problemas da própria plataforma WIX).


Deixa uma mensagem de amor para a gente!!! :)

 
 
 

Комментарии


Post: Blog2_Post

©2020 por Liberdade pra dentro da cabeça. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page